sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bye-bye 2011

Tenho dois blogs e vou tentar aqui deixar um texto que sirva para os dois.
            O que desejo do fundo do coração escrever vou deixar para minha agenda. Todos os anos eu faço um balanço da minha vida e listo o que desejo para o ano seguinte.
            2011 será um ano que não me deixará saudade. Se eu pudesse resumi-lo em uma palavra diria: PERDA.
            Este ano perdi amigos, perdi a paz, perdi sonhos... A Kelly se foi. Espero que esteja morando no céu. Porém, perdi amigos para a vida, para o destino. Infelizmente, chegou a hora de cada um seguir seu caminho e o que poderia ser uma bela amizade não se tornou nada. Só um contato no Facebook. Certa vez, fui ao show do pe Fábio de Melo, e antes de cantar uma de suas belas canções, ele disse: “Você só sabe que ama alguém quando aquela pessoa não tem nada a oferecer”.  Para algumas pessoas que diziam amigas, não tenho nada a oferecer... É a vida.
            Em 2011, vivendo uma agonia sem fim no trabalho perdi a paz e noites de sono. Senti na pele o que é ter stress. Como é difícil querer lutar e não ter armas, não ter a batalha para enfrentar. Quanta decepção. Senti-me incompetente inúmera vezes.  E inúmeras vezes fui ao banheiro do serviço chorar a dor de querer ser feliz, sem head
 Engordei e me senti feia. A academia que era para ser solução só piorou a lesão no meu joelho e tive de fazer fisioterapia.
Infelizmente, não consigo mais sonhar. O melhor para uma pessoa ansiosa como eu é viver o hoje.
2011 aconteceram coisinhas boas: Comecei a construir minha casa e voltei para o Inglês. Li muito e escrevi pouco. Vivi como Manuel Bandeira (risos). Esperei coisas acontecerem para realizar outras e nada feito....
Meu time foi vergonhoso e a única coisa boa no futebol para mim foi o gol de número cem do Rogério Ceni. Emoção das emoções!
Espero que 2012 eu consiga realizar o sonho do matrimônio, com tudo que eu tenho direito; quero muito dá uma guinada na minha vida profissional. Acho que não é pecado querer crescer, ganhar mais para ter uma vida digna. Não preciso do dinheiro da Mega Sena da Virada, só quero acordar e ir para o trabalho feliz.
            Mantive a fé em Deus, do meu jeito, mas clamei por sua ajuda. Senti ele longe de mim, em silêncio e quando falou comigo... foi emocionante! Claro que tive crises de fé, mas em seguida voltei correndo para os braços de Jesus. Para 2012 quero um coração manso e humilde como do homem de Nazaré.
            Desejo um feliz ano novo! Paz de espírito e fé em Jesus Cristo.
            Espero que 2012 seja o ano da graça!
FELIZ 2012!


sábado, 26 de novembro de 2011

"Basta-te a Minha Graça".

Ando com esse versículo martelando em meu coração, as vezes até parece que é Deus gritando isso pra mim...
Antes eu apenas achava, agora eu tenho certeza. Como sempre Deus fala comigo através de alguma música, porque ele sabe que eu sou meio lerda e hoje eu em casa passeando pelo Twitter, vi alguém comentando que a Adriana (minha amada) tá com uma música com esse tema: "Minha Graça Te Basta" e eu fui escutar...e adivinha? era tudo o que eu precisava escutar...
Estou vivendo uma fase bem complicada, com uma vontade imensa de jogar tudo pro alto, tantos planos e sonhos frustrados, quantas inquietações em meu coração e a na minha alma.. E que vontade de chegar em Deus e falar: "Tá legal, eu cansei...CHEGA!Chega de esperas, chega de tentar ser uma pessoa normal...CANSEI! Cansei do seu tempo e quer saber? Vou fazer tudo do meu jeito agora...FUI!"E ELE, conhecedor do meu coração, conhecedor de toda minha dor, chega em meus ouvidos e fala: "Minha graça te basta, escuta minha filha, 'Estou contigo' Minha graça te basta, sonho com você, minha filha amada". (Adriana)Aí me digam: Como que eu vou me rebelar com um Deus tão lindo e paciente como esse?

Eu só te peço uma coisa Senhor: VEM COMIGO! Porque sozinha eu não consigo...Sabes o quanto eu sou lenta e fraca, que tenho vontade de parar na primeira queda, mas não permita que isso aconteça, pois preciso demais do Senhor e da sua misericórdia..."A TUA GRAÇA ME BASTA, SENHOR, AMÉM!"


Paz e Bem

Michelle Neves

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Jovens...


            Na adolescência, sempre quis entender porque eu ia à Igreja e meus colegas de escola achavam um absurdo acordar cedo no domingo para participar da santa missa. O tempo foi passando e minha vida espiritual foi crescendo com a medida em que os anos chegaram. Tenho 28 anos e me considero jovem, não jovem capaz de ficar pulando à noite inteira na Canção Nova, por exemplo, mas jovem de espírito (risos).
            Sei que ninguém é obrigado a servir a Deus e infelizmente, o número de jovens servindo a Deus é bem pequeno, isso é normal... Agora, o que tem me preocupado, é que os jovens não querem Deus, não querem família, não querem estudo, não querem trabalho... NÃO QUEREM NADA! É isso mesmo! Infelizmente, os jovens não querem nada! Nada que seja correto, claro. Querem tudo que é errado.
            Trabalho é uma empresa grande, uma das maiores do Brasil. Olho e vejo ao meu redor jovens perdidos, que não sabem valorizar o emprego que tem, a faculdade que fazem, a família que Deus deu... O assunto gira em torno do sexo e de baladas. A qualidade das verdadeiras amizades deu espaço a quantidade vazia. Não raro ouço coisas dignas de um filme pornô. O respeito com o próximo não existe.  
            Há pessoas que sonham em concluir uma faculdade e os que podem fazer isso não valorizam a possibilidade de estudar. Parecem turista em seus cursos superiores, vão dia sim, outro não e sexta vão para o bar em frente a faculdade...
            Tem jovem que tem pai e mãe, pais que dão se esforçaram para criá-los, às vezes tentam dá conselhos, mas nada de bom entra na cabeça deles... O bacana é ser desobediente.
            Escrevo este texto ouvindo “Nada mais que hoje”¸um poema musicado de Santa Teresinha do Menino Jesus, essa sobre viver sua juventude ao entrar no Carmelo com 15 anos. Com a pouca idade, Teresinha levou muitas almas ao céu, hoje muitos jovens estão indo para o inferno. Dizem que lugar de jovem é fora da Igreja, que servir a Deus é chato. Ai quem dera que os jovens tivessem a disposição de servir a Deus como Teresinha...
            Se os jovens são o futuro... que futuro estamos produzindo...
Jovens escolarizados fazem manifestação a favor da maconha e foram incapazes de se mobilizarem pelo colega de Universidade que morreu com um tiro na cabeça. Que futuro! Que jovens estamos criando?
            Ainda bem que há as exceções... São poucos, mas há os jovens que querem o bem, que sabem que a bebida faz mal, que as drogas são um caminho quase sempre sem volta, que amam seus pais... Jovens que tem vontade de viver, que sabem que se divertir preservando o corpo, templo do Espírito Santo de Deus.
            Continuo aqui, com quase 30 anos nas costas, rezando a Deus para que um dia a juventude se curve ao amor de Deus e percebam que sem Ele não dá para viver.
            Queria conseguir exprimir em palavras o que Jesus Cristo fez em minh’alma... Sei que se não fosse por Ele estaria na regra e não na exceção. Sou da Geração PHN! Não é fácil, mas ao invés de sentir prazer nas drogas ou na bebida, meu maior prazer e poder dizer que Jesus mudou a minha vida, que quando eu o louvo meu ser se estremece e sinto o que nada e ninguém na vida pode me dá! Jovens, voltem enquanto dá tempo. Jesus ama você bem do jeito que você é (risos). Seus defeitos, encantos, suas dores... tudo.
            Servir a Deus é se dá a oportunidade de ser feliz!       
 Por Janine M. Prado


quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O Milagre não se deu como eu pedi!


Há 4 meses atras tive talvez a pior noticia da minha vida...
Minha menina mulher se foi...tentei escrever várias vezes pra ela mas não conseguia...mas essa semana pensei por demais nela e relí alguns e-mail´s nossos,
pude ver o quanto éramos parecidas e como eu voltava a ser adolescente com ela. Em um dos e-mail´s ela colocou assim: "As vezes fico imaginando como será que vamos estar daqui uns 10 anos. Será que com os mesmos rolos?"

A Kelly, foi e sempre será uma pessoa muito especial em minha vida...amo todos os meus amigos, mas ela era um sentimento diferente que nem eu sei explicar. Queria arrancar todas as dores que a vida fez com que ela sentisse, mas não pude.

Nunca questionei a Deus o PORQUE ela se foi, tenho comigo que Deus à amava muito pra deixa-la por muito tempo nesse mundo louco, ele precisava da sua alegria com ele... Ás vezes eu me "esqueço" que ela não está mais aqui e quero contar minhas coisas pra ela, mas aí logo eu volto a realidade e percebo que nunca mais vou receber sms´s dela com os dizeres: "Mae, saudades..." ou ver a sua janelinha do msn subindo, nem nada mais disso...

Converso com ela em meus pensamentos, peço pra ela me ajudar e quando faço alguma "bobagem" logo me vem em mente ela me dizendo: "Mih, você é doida!" e fazendo o biquinho que só ela sabia fazer...

São muitas lembranças que estavam adormecidas e que eu não fazia a minima ideia de que existiam. Se no último telefonema dela eu soubesse que seria o ÚLTIMO, teria dito o quanto eu a amava e que todas as vezes que eu "briguei" foi para o bem dela, que muitas vezes mesmo distante o meu amor era muito maior que a distância...

Kelly, sinto falta dos seus abraços, dos seus sorrisos, das nossas trocas de músicas, nossas broncas, nossas lágrimas que muitas vezes se misturavam num abraço...
Um mês antes de você se for, você nos mandou a música "Mais que amigos", pois é...agora você é MAIS QUE AMIGA, é um ANJO que eu tenho certeza que está iluminando o caminho de todos aqui...

Agora eu tenho "Pedaçinhos de Kelly" que são os seus amigues...Bia, Vivi, Mandy, Natal e o Dani (você nunca me disse que eu tinha um irmão gêmeo) rs.
Estamos nos cuidando...estamos tentando minimizar a dor de ambos...

A dor com o tempo vai passando...mas a saudade só aumentando!

Kelly, amo você minha filhota S2

♫Porque você partiu? porque você se foi? e porque o MILAGRE não se deu como eu pedi?♫

Michelle Neves

Paz e Bem!

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Deus juntou todas as águas...

Que tal rezar com Maria?

Ai vai um vídeo para abençoar o seu dia

sábado, 27 de agosto de 2011

Evangelização dos Jovens




            Mês passado, aconteceu na minha Paróquia a Semana Jovem. O evento é anual e eu espero que este ano tenha produzido um bom Grupo de Jovens. A Paróquia de Santa Luzia é grande, mas não tem grupo de jovens... um absurdo! Infelizmente não toco, não prego e não tenho capacidade para criar um bom trabalho com a juventude. A minha época havia o MEJ, Movimento Eucarístico Jovem. A oração era pouca, mas os frutos eram e continuam sendo muitos. Eu por exemplo sou um fruto desta época.
            Fui a primeira vez à Canção Nova por causa do MEJ. Prefiro nem pensar onde eu estaria se não fosse a minha caminhada desde de pequena na Igreja.
            Tive muita sorte de ter nascido em 1983. Em 1993 entrei na pré-catequese com a Dona Ruth e de lá pra cá caí várias vezes, mas levantei. Sei que cairei outras vezes, mas espero nunca esquecer do amor de Deus por mim. Fui do coralzinho, do MEJ, do Ritmo de Cristo... Se eu tivesse nascido em 1993 provavelmente entraria na catequese, sem coralzinho, voltaria para o Crisma e sem o MEJ nunca mais voltaria. Não adianta... o jovem precisa de responsabilidade para poder fincar raízes na Igreja e claro uma boa formação espiritual.
            Vi muita gente pregando e falando de Deus nesta semana jovem, mas acho que esqueceram de falar do amor de Deus. Não é assustando o jovem, dizendo que ele vai para o inferno que se converte alguém.
            Durante uma das pregações, o pregador disse que aquele que tinham tatuagem e piercing iriam para o inferno. Lembrei das palavras de Jesus para a pecadora pega em adultério: “Ninguém te condenou! Nem mesmo eu condeno a Ti. Vai e não tornes a pecar”. (E olha que o pecado dela era bem maior que uma tatuagem... ). Estas poderiam ser as palavras que o pregador poderia ter usado e não mostrar um Jesus que se preocupa mais com um desenho no corpo que com o coração.
            Há pessoas que possuem tatuagens e piercings que estão mais preparadas para o Céu que aos que não tem...
            Na minha modesta opinião, que não mudará em nada a evangelização dos jovens em minha Paróquia, é preciso falar do amor de Deus antes de qualquer coisa. É bíblico. “Onde superabundou o pecado, lá superabundará a graça”. Já pensou se S. Francisco tivesse ouvido que sua promiscuidade o levaria ao inferno? Ninguém nasceu santo....
            Deus nos fez livre! éÉcomo o Dunga disse no PHN deste ano: “Com o tempo, você vai se olhar no espelho e ver o que está sobrando”. É como diz a Bíblia: “Conhecereis a verdade e verdade vos libertará”. Mais uma vez digo aos pregadores: Falem do amor, o Ágape.

            Janine Mendes 

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Precisando escrever...

Já faz tempo que não escrevo neste espaço. Tenho tantas coisas para escrever, para desabafar.
Mês passado, no dia 12 de junho, fui até a Aparecida do Norte. O que era para ser um passeio agradável tornou-se uma grande dor de cabeça. Andando na feira local... Acabei por ser furtada. Levaram meu celular e meu MP4. Um tremendo prejuízo para quem pretende guardar dinheiro como eu que vai casar. O problema não foi somente o furto, mas tudo que vi na cidade de Aparecida.
Durante a missa, vi Jesus ser arremessado na hora da comunhão. Quem quiser recebe a Eucaristia. Até mesmo quem não está preparado. Diferente da Canção Nova, que pergunta quem falta comungar, em Aparecida... Deixa pra lá.
Vi pessoas com boné dentro da Basílica... Sem nenhum respeito. Acho que passou da hora da alta cúpula da Igreja olhar para a Casa da Mãe com carinho e tentar mudar o ambiente, senão o número de fíéis que visitam um dos maiores Santuários do Mundo vai diminuir. O engraçado desta história é que um dia antes fui ao estádio do Morumbi assistir São Paulo vs Grêmio. Antes de eu sair de casa, meu pai pediu para que eu tivesse cuidado umas centenas de vezes. Acabei por ver mais bebida alcoólica na Aparecida do Norte que no estádio do Morumbi.
Mudando de assunto. Como todos sabem, minha amiga Kelly faleceu. Confesso que esta morte foi a mais dolorosa que presenciei até este momento da minha vida. Por ter sido uma fatalidade e claro, por ser alguém próximo mesmo. Passei por situações de mortes na família, mas é diferente. Minha família é toda dividida. Nunca tive aquele contato intimo com os meus parentes que se foram. Porém com a Kelly dividi minha vida, momentos... Idas ao estádio, conversas despretensiosas... É estranho. De uns três anos pra cá não tínhamos mais aquela amizade, mas no meu aniversário ela estava lá. Vi ela crescer, virar mulher, dá as primeiras cabeçadas... Um “filminho” de toda a história do Ritmo de Cristo passou pela minha cabeça. Meu Deus! Como nos divertimos. Lembrei de como nasceu a coreografia da música Simplesmente Amar ... Que saudade boa. A última música que a Kelly dançou para Deus foi Mais que Amigos na missa de envio do nosso amigo Gilson. Prefiro ficar com esta imagem na memória. Tenho certeza que um dia teremos a eternidade para novamente dançarmos pra Deus, lá de frente pra Ele, em um céu lindo. A minha mocreia (assim é que a chamava) está preparando as coreografias para o dia em que todos vamos dançar novamente ao Ritmo de Cristo.
Beijos! Janine M. Prado
 
 
 
 

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Amor que não se cansa de Amar!

Há mais ou menos uns dois meses atrás sofri uma pequena/grande decepção. Pequena por a pessoa ser tão pequena e não merecer nenhum tipo de sentimentos e Grande porque uma decepção por menor que seja ela sempre deixa marcas...
Mas nesses dois últimos meses deixei que o Amor de Deus me envolvesse e cuidasse de mim, me assumi fraca e necessitada do seu amor e é claro que ele não me negou colo, ?
Deus vem falando muito comigo, através de vários meios (risos), porque ele sabe que eu sou cabeçudinha, numa dessas foi através de uma conversa com uma amiga, que me disse que muitas vezes Deus quebra as nossas pernas, para que ele possa nos carregar no colo...Que tapa na cara que eu levei aquela hora (senti até um vergonha de Deus), pois percebi que foi exatamente isso que aconteceu comigo, ele foi vendo que eu andando sozinha, querendo me desviar dos caminhos dele, e ele deve ter pensando "Deixa, vamos ver até onde ela vai sem mim". Para a grande surpresa de todos, não fui pra muito longe não, graças ao amor de Deus e as minhas pernas quebradas, estou de volta e curtindo esse amor de Pai que é maravilhoso.
Pude contar também com a ajuda de uma nova amiga do céu, Santa Maria Madalena, que por muitas vezes é esquecida, ou vista simplesmente como a pecadora que ía ser apedrejada...
Peço a ajudinha dessa mulher que muito amou, que ela me ensine a ter um Amor Esponsal, que Cristo seja o centro da minha vida.
Eu, que assim como ela me vi perdida, sem rumo, me encontrei pela milésima vez com aquele que muito me ama, sem condenar, sem julgar, sem querer saber do meu passado, aquele que o único "defeito" é ter amnésia...
Ah! Jesus, como é bom saber que o seu amor não se cansa de amar!!!
Mas eu aprendi muito nesse tempo e uma das coisas que eu aprendi foi: Existem pessoas que te roubam e outras que te fazem relembrar quem realmente você é! E que você tem valor por ser como é.

Encerro esse texto com uma citação de Santa Teresinha do Menino Jesus "Eu sou aquilo que Deus pensa de mim".

Paz e Bem!

Michelle Neves

domingo, 29 de maio de 2011

Ações da vida diária


            Não acho que Deus nos castiga, mas toda ação tem sua reação. (In) felizmente temos o livre arbítrio. Somos livres para fazer o que quisermos. E na maioria das vezes fazemos sempre tudo errado. E as escolhas erradas feitas hoje podem detonar toda a nossa vida no futuro
            Somos limitados e não sabemos disso. Ou sabemos e esquecemos, como é o meu caso. Por ser impulsiva, eu vou fazendo tudo o que me dá na telha, sempre esqueço de perguntar: “Deus, e agora? O que eu faço?” Vou fazendo tudo errado e depois sofro. Tenho tentado melhorar isso, pedir a Deus auxilio, afinal ele é meu pai e sabe o que melhor para sua pobre filhinha.
             Não sabemos esperar a vontade de Deus e sempre nos enganamos por conta de nossas escolhas.
            Diariamente devemos nos lembrar que se acordamos é porque Deus quer que o hoje seja melhor que o ontem. E claro, ter em mente que não há como plantar jabuticaba e depois colher jaca.
Somos hoje as escolhas de ontem. Então, antes de qualquer decisão, por mais simples que ela seja, pergunte a Deus, clame ao Espírito Santo para que o poder do alto venha sobre a sua mente, sobre seu coração, sobre toda a sua história.
Por vezes nos afastamos de Deus e o culpamos depois de nossos fracassos. Não pedimos a ajuda dele, porém depois colocamos nele toda a culpa. Deus não se afasta de ninguém. É conversa fiada dizer: “Deus esqueceu de mim”. Como diz no livro de Isaias: “Pode a mãe esquecer o seu filho, eu jamais  o esquecerei”.
 Existem cristãos raimundos: um pé na Igreja e o outro no mundo. E mesmo assim querem que as coisas dêem certo...   Devemos saber a que Deus queremos servir, qual caminho seguir. Por isso que devemos saber escolher bem. As pessoas esquecem o trecho do evangelho que diz: “buscai primeiro o reino de Deus e TUDO mais vos será acrescentado”. Jesus disse tudo. Não foi o quase tudo! Esquecemos disso. Eu me esqueço quase que diariamente. Algo tem de dar errado para eu perceber que não tenho rezado como devo.
Esperem o tempo de Deus. Servi a Deus não é fácil. É luta diária. Os erros, os medos, doenças... aparecerão, mas os que andam no Senhor saberão suportar, pois sabem que depois da tristeza vem a alegria. Claro que, às vezes, o milagre pode vir do jeito que você não quer, mas lembre-se que Deus está com você sempre.
Quando você não souber o que pedir a Deus, peça somente uma coisa: “Deus, que eu nunca me esqueça de Ti e me ensina a escolher o que o melhor pra mim”
                                                                              Janine M. Prado

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Eu escrevi isto há uns 10 anos. Na verdade acho que tem mais tempo kkkkkkkkkk

- Por que choras assim? Conte para mim! Pode confiar. Não sou deusa, mas quero te ajudar. Quero deitar sua cabeça no meu colo e com as minhas mãos enxugar as lágrimas que rolam por tua face. Quero te dizer que oro junto com você para que assim possas encontrar o meu filho.

- Mãe, eu quero te amar, sei que não és deusa, que não tens poder, mas confio que do céu intercede por mim e que com seu manto me cobre de amor.

Doce olhar, na cova veio aparecer
Aos três pastorinhos veio dizer:
“Rezem sem cessar e obtenham a paz”

Textos velhos

E mexendo em minhas coisas antigas para dar aquela faxina, eis que encontrei algumas coisas que julgo necessárias partilhar. Um texto chamado Continuidade e renovação, que eu escrevi quando estava fazendo o CFC (Curso de Formação para Condutores) em 2010. Ai vai ele...
A empresa em que trabalho completou esta semana 67 anos e o tema da comemoração foi: Continuidade e Renovação. Continuar o que seu fundador começou lá atrás e renovar a cada dia para se destacar ainda mais no mercado.
Viajei na maionese e com este tema trago uma breve reflexão sobre as nossas pequenas e breves vidas.
Em certos momentos, o continuísmo não nos preenche mais chega a hora de renovar, mas renovar sem perder a essência.
Há sentimentos e dons dentro dos humanos que nunca podem acabar e devem sempre ter continuidade, como a paciência e a tolerância. O amor deve ser renovado a todo instante. Nada melhor que a alegria do primeiro amor... Renovar e tornar-se novo. Tudo o que é novo é bom! Existe coisa melhor que o cheiro de coisa nova? Como livro, por exemplo?
Continuar é dá sequência em algo. Aproveitemos esta vida, o dia de hoje, para fazermos um belo exame de consciência sobre o que queremos realmente de nossa vida: O que merece continuidade? O que merece renovação? Pensemos nisso sem pensar em nossos erros, sem olhar para trás, e claro, pedindo a Deus sabedoria, Ele sabe o que é melhor a nós! Beijocas!
Janine Prado

quinta-feira, 31 de março de 2011

A Igreja NÃO É a Casa da Mãe Joana.

Passeando pelo site da Canção Nova me deparei com o texto a seguir. A Igreja não é 'a casa da mãe Joana'! O que falta é um pouco de bom senso. Todo o mundo deve saber o significado da expressão a "casa da mãe Joana". E, se você não souber, vai ficar sabendo já! O texto a seguir, fui buscá-lo na internet, essa porta sem fronteiras da modernidade tecnológica: "Ensina Câmara Cascudo que a expressão se deve a Joana, cujo nome completo se desconhece, que viveu na Idade Média entre 1326 e 1382 e foi rainha de Nápoles e condessa de Provença. Teve uma vida atribulada e em 1346 passou a residir em Avignon, na França, segundo alguns autores por ter se envolvido em uma conspiração em Nápoles de que resultou a morte de seu marido, segundo outros por ter sido exilada pela Igreja por causa de sua vida desregrada e permissiva. Em 1347, aos 21 anos, Joana regulamentou os bordéis da cidade onde vivia refugiada. Uma das normas dizia: 'o lugar terá uma porta por onde todos possam entrar'. Transposta para Portugal, a expressão paço-da-mãe-joana virou sinônimo de prostíbulo. Trazida para o Brasil, o termo paço, por não ser da linguagem popular, foi substituído por casa e casa-da-mãe-joana e serviu, por extensão, para indicar o lugar ou situação em que cada um faz o que quer, onde imperam a desordem, a desorganização". Como veem, a internet pode ser um auxílio necessário à superação de nossa ignorância, até mesmo para curiosidades desse tipo. Espero que a expressão tenha sido entendida pelo meu leitor, mas, se não, vamos instigar nossa massa cinzenta. Na verdade, eu não sei nem conheço o meu leitor, embora saiba que, vez por outra, alguém me aborde na rua para me dizer que leu e gostou, ou não, de algum texto meu. O fato é que, apesar de ter de falar certas verdades incômodas, minha intenção não é, nunca, ferir a sensibilidade de quem quer que seja, mas, sobretudo, suscitar uma reflexão oportuna sobre comportamentos que não condizem com certas circunstâncias e lugares, no caso específico, refiro-me a atitudes sem propósitos que muitos hereges de plantão querem fazer dentro da Igreja. Nunca aparecem lá, e quando vão, pensam em querer fazer dela a "casa da mãe Joana". Independentemente do que você faça ou realize como profissional, responda-me com sinceridade: "Você gostaria se alguém chegasse a seu lugar de trabalho - seu escritório, seu gabinete, sua casa, sua loja, seu supermercado, seu departamento de vendas, sua cozinha, sua barraca, sua empresa, sua farmácia - e começasse a mudar tudo de lugar, simplesmente, porque não gostou da disposição das coisas?" Pode até ser que algum desorientado responda de maneira positiva, mas, o normal, é que diga: "Não, não gostaria!". Então, por que na Igreja tudo deve ser permitido? Especialmente em "missas de formatura" - que é um termo inapropriado para a Celebração Eucarística, porque não existe "missa de formatura" - e em casamentos, muitos aborrecimentos chegam pelo fato de que muitas pessoas, não habituadas com a celebração litúrgica, não conseguem distinguir a diferença entre a Igreja, que é o espaço sagrado do louvor e do culto prestado a Deus, cuja presença está no Sacrário, permanentemente, e outro qualquer salão de festas, ou, quando não, um salão de debutantes. Quando digo que não "há missa de formatura", quero dizer que a Liturgia da Igreja é uma só, e já está pronta no Missal Romano para as diversas circunstâncias da vivência cristã. Não somos nós que a reinventamos com as chamadas "adições inoportunas", como bem caracterizou o Papa Bento XVI. Aí, pensa-se poder cantar de tudo, desde que cada um sinta a pulsação emocionante de seu coração embalado pelo romantismo que, às vezes, é visto na televisão. E, quando as pessoas sérias da Igreja tentam dar uma orientação conforme as exigências próprias da sagrada Liturgia, são taxadas de intransigentes e mal-educadas. Que o digam algumas pessoas entre cerimonialistas, fotógrafos, ornamentadores e cantores que, convidados a receberem formação litúrgica pela Arquidiocese, em 2010, quase em uníssono, manifestaram o desafeto em relação ao Padre da Paróquia "Jesus Ressuscitado". Nesse âmbito, o que eu considero mais engraçado - para não dizer o mais cínica e lamentavelmente deslavado - é que eles vão lá para ganhar dinheiro à custa da Igreja, e ainda querem dizer como o padre deve presidir a Santa Missa ou assistir ao matrimônio. Torço pelo dia em que a Igreja, de modo sereno e competente, chegue a gerir sua própria casa, também nesses momentos, sem precisar de vândalos interesseiros que muito perturbam o interior da igreja, quando, na verdade, deveriam favorecer o silêncio e a dignidade do ambiente sagrado ou o lugar do culto, onde está o Senhor presente na Eucaristia. Ora, se a gente vai ao cinema e não pode dar um "pio"; no teatro, exigem educação, silêncio e respeito durante a apresentação. Da mesma forma, quando se mora num apartamento, há um horário limite para determinados barulhos. Assim como, se alguém vai ter um encontro com uma pessoa que a julga importante, não vai com a primeira roupa que encontra pendurada no cabide do guarda-roupa. Certo dia, encontrei um jovem que foi à Missa vestindo uma camiseta regata. Então, perguntei-lhe: "Por que você não veio mais composto?" E ele respondeu: "Deus quer é o coração, não a veste". Sua falsa lógica provocativa não me dispensou imediato acinte: "Se é assim, por que não veio nu?!". Se alguém não sabe, os especialistas em etiqueta afirmam que esse tipo de roupa não combina com nenhum evento social, a não ser com esporte e lazer. No fundo, o que falta é um pouco de bom senso e respeito pelas pessoas ao redor, e, de modo muito mais especial ainda, pelo Cristo, o Dono da Igreja, presente no Sacrário. Incrível como nossa mediocridade e banalidade encontram justificativas e desculpas para tentar impor nossas razões hipócritas e incoerentes. E o que dizer dos aborrecimentos com os atrasos, considerados por alguns de "chiques"!?. Falta de educação e respeito nunca foram "chiques" em lugar nenhum. Infelizmente, fomos mal-acostumados com o incisivo e provocante rifão do "atrasar é chique!". Entendo que nem tudo poder ser, rigorosamente, vivido na dinâmica respeitosa da pontualidade, mas, atrasar mais de meia hora, deixando o sacerdote esperando como um pateta, já é abuso. Agora, se for o padre quem atrasar, depois que os noivos e convidados tiveram entrado na igreja, coitado dele! Já tivemos sérios problemas por conta disso. Mas, os direitos deveriam ser iguais, quer dizer, direitos e deveres. Quem não cumpre os deveres, deveria perder todos os direitos se não for capaz de encontrar legítimas e convincentes explicações para o seu atraso. De fato, esse é um problema que está presente na leviandade de muitas pessoas que não prezam por seus compromissos como deveriam, tratando-os com reverência e honradez. No aeroporto de Brasília (DF), presenciei uma confusão instantânea feita por um casal que, chegando depois do tempo previsto para o embarque, não o fizeram e perderam o direito para alguém que já estava na fila de espera havia mais de duas horas. A balbúrdia, a gritaria e o descontrole foram notáveis no balcão de controle do embarque. Eles dançaram o "samba do caboclo doido", mas não viajaram. A orientação é para que se chegue, pelo menos, uma hora antes, em voos nacionais e, duas, em voos internacionais. No caso, da Igreja, que, graças a Deus, não vai decolar para lugar nenhum, o ideal seria que o padre se atrasasse tanto tempo quanto os noivos atrasam, depois do horário marcado e previsto para o início da celebração. Aliás, quando isso acontece por alguns minutos, os ânimos se sublevam e se agitam se o padre não aparecer logo. Sendo que a celebração do Matrimônio é um momento muito importante na vida de todos, dos noivos aos seus familiares e convidados, a exigência do diálogo se faz necessária com todos os envolvidos na esteira da preparação e da realização do evento, a fim de que tudo aconteça na mais absoluta e desejada ordem. Com efeito, o casamento não é apenas um encontro social, em que nos produzimos para sair bem na foto e, consequentemente, no álbum. É mais do que isso, é um Sacramento que os noivos recebem prometendo respeito e fidelidade recíprocos por toda a vida. E, para tal atitude, contam com a graça recebida pelo Sacramento da Igreja. Os sacerdotes não somos funcionários da arbitrariedade e da incompetência de quem não leva a sério a responsabilidade de seus compromissos, querendo transformar a Igreja "na casa da mãe Joana", onde cada um faz o que quer, quando quer e pensa que pode. Nosso desejo é que a reflexão ajude-nos a rever nossos conceitos e valores quando nos aproximamos das coisas sagradas da Igreja de Cristo, no intento de não entregarmos "pérolas aos porcos" (cf. Mt 7,6). Embora pareça dura, a expressão é de Cristo Jesus, ensinando aos Apóstolos o santo dever da consciência de não profanar as coisas santas de sua própria e amada Igreja. Padre Gilvan Rodrigues dos SantosMestre em Teologia Bíblica- Pontifícia Univ. Gregoriana Roma

quinta-feira, 24 de março de 2011

Quaresma - Tempo de Compaixão!

Posso dizer que minha história com Deus, é de um amor que é conquistado diariamente...Deus sempre me surpreende e me mostra que ele sempre é novidade!
Fico impressionada pelo o tamanho do seu amor e sua misericórdia, para com seus filhos.
O tempo Quaresmal pra mim é muito intenso, desde pequena, e conforme os anos vão se passando, mas eu quero viver esse tempo com amor e compaixão.
Na sociedade "moderna" este tempo é vivido de qualquer jeito, até por pessoas que se dizem "cristãs". No meu humilde ponto de vista a "Quaresma" é um tempo sim, de sofrimento, penitencia e jejum.
Quando eu falo de Sofrimento, não estou falando pra ficarmos com a cara de "coitados" o tempo inteiro, não, é preciso saber sofrer, sem desespero e sem lamentações, pedir pra Deus que ele nos mande um Cirineu, ao invés de pedir pra que ele tire a cruz da gente, pois sabemos que só teremos a vitória depois que passarmos por ela.
A Penitencia: Eu já perdi as contas de quantas vezes já rezamos com o salmo 50 na quaresma, onde pedimos perdão ao Pai. A confissão neste tempo é extremamente importante, até porque somos mais tentados que o normal, o encardido faz de tudo para que possamos sair das graças de Deus, as tentações vem por todos os lados, por isso devemos fazer um bom exame de conciencia e irmos até o Pe. (que neste momento é o próprio Cristo) e rasgarmos todo o nosso coração para ele.
E por fim o Jejum... que é uma coisa pessoal, não podemos "obrigar" a outra pessoa a fazer o mesmo jejum que estamos fazendo e muito menos sair contando aos quatro ventos o do que estamos jejuando. Jejuar não pode significar um estorvo em nossas vidas, um sacrifício que gera sofrimento, não, Jejuar significa purificar nossa alma e aprender a lidar com as nossas próprias vontades, dominar nossos desejos...
Que Deus possa nos dar a graça de vivermos uma boa quaresma, para que no sábado de Aleluia, possamos Ressuscitar com o próprio Cristo Jesus, que venceu por mim e por você numa Cruz...

Paz e Bem!

Michelle Neves

"Não quero outra coisa a não ser sua cruz, que já é uma linda coisa e a mim me satisfaz, porque, por ela eu me uno a , Jesus" Toca de Assis.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Eliana Ribeiro e Dunga: Obrigada

escrevi sobre o pe Leo, sobre Santa Terezinha... mas o melhor agradecimento é reconhecer os méritos de alguém em vida. Quero neste texto manifestar o meu eterno agradecimento aos missionários leigos da Comunidade Canção Nova, Dunga e Eliana Ribeiro.
Este fim de semana (escrevi este texto no inicio de dezembro) estive na Canção Nova. E todas às vezes que vou à Cachoeira Paulista: “Eu me sinto feliz e me arrependo do que errado eu fiz”. Agradeço a Deus por ter conhecido a Canção Nova e claro por Deus ter escolhido a Eliana e o Dunga para serem instrumentos para falarem ao meu coração.
Não quero contar meu testemunho, quero apenas agradecer por estes dois leigos terem dito seu sim a Deus. Prefiro nem imaginar onde eu estaria se eu não tivesse ido a aquele PHN de 2002. Sozinha, com a barraca emprestada, com dores no meu coração que nem sei como explicar... Deus começou a me resgatar.
Obrigada Eliana por usar a sua voz para me ensinar a esperar e a acreditar que nada me falta! Ah! Deus sabe o que é bom pra mim. Obrigada Dunga por suas pregações e seu jeito humano de falar de Deus que me ensina Que seu Espírito (santo) está agindo. Passo a passo sei que encontrarei tua vontade em minha vida. Obrigada por vocês terem me ensinado que tenho de lutar diariamente contra minhas inclinações para o mal. Obrigada por terem me mostrado que minhas limitações não são empecilhos para servir a Deus, mas que são formas de reconhecer o quanto preciso da intervenção de Deus em minha vida. Amo vocês!
Deus abençoe vocês! Que o Espírito Santo os conduza cada vez mais.

Janine Mendes